⚡ Hoje é o Dia do Engenheiro Eletricista e a Codex Utilities gostaria de destacar a importância dessa profissão. Seja em nossa empresa ou entre nossos clientes, lidamos diariamente com engenheiros e engenheiras eletricistas que projetam, constroem e mantêm sistemas elétricos em operação, abastecendo os imóveis da população, impulsionando a indústria e revolucionando o setor tecnológico.
A data foi criada em 2009 e faz referência à inauguração do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (MG), em 1913. A instituição foi pioneira na formação de engenheiros mecânicos-eletricistas no Brasil. Essa efeméride é um importante lembrete da indispensabilidade desses profissionais em nossa sociedade, tão dependente desse recurso fundamental que é a energia elétrica.
Deixamos aqui nossa homenagem a esses profissionais fundamentais com o depoimento dos colaboradores Alexandro Sonagli, Basílio Santana e Fernando Lange.
“Engenheiro Eletricista.
Aprendi desde a tenra idade nos bancos da universidade que o nome certo do profissional é ‘Engenheiro Eletricista’.
O mais comum é acontecer de chamar o profissional de engenheiro elétrico (parece que somos ligados à tomada) ou até mesmo ouvi o ápice de ser chamado de ‘engenheiro eletrodoméstico’ (me senti um liquidificador)!
Quantas vezes ouvi que engenharia elétrica é algo como que flertar com o sobrenatural. Talvez porque a energia elétrica seja algo que não se vê e tentamos domá-la utilizando a matemática, em modelo construído em séculos de evolução. Algo bem abstrato, mesmo.
Na prática, o engenheiro eletricista percorre um caminho de buscar precisão, tecnologias avançadas e outras não tão avançadas assim, segurança diante dos riscos, controle e até mesmo administração em seus vários níveis.
Mas para quê tudo isso?
O que faríamos hoje sem ter um interruptor que nos dê o poder de iluminar as noites, ou uma tomada onde possamos alimentar nossos sonhos em caixas mágicas que nos mostram o universo e até mesmo, mais recentemente, pensam por nós? (ai que medo…). Até mesmo nossa água quentinha nos dias frios, ou salvar vidas em hospitais, entre tantas outros confortos.
Este é o nosso desafio e nossa busca de evolução. Desde sempre e para o futuro.” – Alexsandro Sonagli, engenheiro eletricista e especialista regulatório na Codex Utilities
“Uma profissão que me chamou desde que eu me lembro por gente.
No início, o desafio era ligar uma lâmpada de 1,5Volt com uma pilha de telefone. Desmistificada a polaridade, entramos na corrente alternada, em pequenos transformadores, e em tarefas menos nobres como aprender a desmontar rádios quebrados usando ferro de solda, alicate de corte e de bico.
Passamos pelo colégio técnico, fundamentos de máquinas CC, CA e Síncronas, desenho técnico, cálculos e mais cálculos. A universidade deu uma lupa no modelo atômico, entendimento dos princípios, da modelagem complexa, análise de sistemas, matrizes, acionamento e controle e do mundo da propagação de ondas, além das matérias básicas e muitas outras complementares.
Está bem, tudo isso para que o mercado use apenas uma parcela do que eu aprendemos, mas a firmeza da resposta está na pluralidade da formação. Engenheiro eletricista. Ele enxerga as necessidades de energia, de sistemas de controle, automação e comunicação com de uma forma integrada. Busca soluções, e usualmente não se conforma só com a solução. Tem que ser a melhor solução, privilegiando funcionalidades, custos e segurança e com sustentabilidade.
Aqui na Codex há espaço para os EE, pois a empresa atende um mercado exigente, bastante crítico e técnico, que exige competências de muitos profissionais, mas com um toque bem estruturante dos EE.” – Basílio Santana Martins, engenheiro eletricista e consultor técnico Codex Utilities
“Os desafios do Engenheiro Eletricista vão além de cálculos elétricos e disciplinas que aprendemos na faculdade. Atuar nesse segmento já me permitiu, e ainda permite, discutir diversos outros aspectos que impactam a sociedade, como novas tecnologias e aspectos políticos e socioeconômicos.
Ideias, análises e propostas técnicas são insumos poderosos que auxiliam os órgãos reguladores em tomadas de decisões e definições de regras do negócio da distribuição de energia, garantindo o equilíbrio econômico-financeiro das concessões, bem como a prestação de serviços de qualidade à sociedade.
O setor elétrico tem demonstrado seu valor, a exemplo do aumento expressivo nos últimos anos de geração distribuída, armazenamento de energia, veículos elétricos, dentre outras tecnologias disruptivas que passam por regulamentação específica antes de serem introduzidas no mercado. É certo também que muitos desafios ainda virão e muitas regras ainda precisarão serem discutidas. Sou muito grato por ter sido envolvido em temas complexos como esses!
Parabéns a todos os Engenheiros Eletricistas pelo seu dia!” – Fernando Locks Lange, engenheiro elétrico e especialista em regulação econômica na Codex Utilities
© 2024 Codex Utilities. Todos os direitos reservados.
Clique no botão abaixo para baixar o material ou acesse o link que enviamos para o seu email.
Caso não veja a mensagem em seu inbox, cheque sua caixa de spam ou de lixo eletrônico e aproveite para adicionar nosso remetente como confiável.
Boa leitura!
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Entendi" você concorda com a Política de Privacidade do site.