A abordagem que deve moldar os processos de utilities nos próximos anos já está em processo de adoção no Brasil liderado pela Codex Utilities 

 

A Utility Network (UN) é uma abordagem que vem marcando a gestão e operacionalização de diversas empresas públicas e privadas de serviços essenciais. A UN tem a capacidade de atender a redes de energia elétrica, água, saneamento, gás e telecomunicações. 

Segundo o consultor e especialista em tecnologia da Codex Utilities Rubens Mariano, no caso da UN da Esri, seu principal chamariz é poder atender a mais de um desses serviços ao mesmo tempo. Portanto, a Utility Network é uma opção vantajosa para as chamadas multiutilities, empresas que oferecem mais de um serviço essencial. 

“O interessante da UN é que é possível adequá-la a diferentes realidades. Ao se criar regras para elétrica, por exemplo, podemos adaptá-las a saneamento. Também é possível criar-se uma modelagem do zero”, ressalta, sublinhando que “o sistema é um framework aberto para se fazer configurações”. 

Para ele, trata-se de um framework interessante para as multiutiliies por posicionar sistemas e estruturas numa mesma modelagem, “como um poste que atenda à distribuição de energia e de telecom, por exemplo”. “Isso poderia evitar incidentes como a suspensão de internet quando se está reparando algum elemento da rede elétrica”, pontua Rubens. 

Outro avanço que o especialista aponta é o fato de a UN trabalhar com novo padrão de versionamento, o branch version, em que as informações são enviadas para a nuvem e editadas via serviço em vez de serem editadas em banco de dados, o que acelera os processos. “É um framework todo voltado para serviço, diferentemente da Geometric Network”, completa. 

 

UN no Brasil 

A Codex Utilities realizará o processo de implementação da Utility Network na Neoenergia de Brasília por meio do Foundations da Esri. “Criamos um modelo próprio com o padrão de tabelas da UN. Cadastramos as regras de negócio de validação topológica e estabelecemos regras de atributos no ArcGIS Server. O projeto em si é pegar dados inventariados e trazer para esse novo modelo”, detalha Rubens. 

Ele ressalta que cada país tem suas particularidades e dá como exemplo as redes em anéis que existem em Brasília. “O Foundation foi muito pensado para América do Norte e depois Europa e aqui temos necessidades específicas que variam mesmo dentro do nosso país, de acordo com as regiões”, explica. 

“A implementação de UN em Brasília é um projeto que pode abrir portas no Brasil”, ressalta Luiz Gustavo Bosco, especialista de tecnologia na Codex Utilities. Ele ressalta que isso pode incluir também empresas que usam outros sistemas que não seja o ArcGIS da Esri, como é o caso do SmallWorld da GE. 

A migração para UN é a principal recomendação para quem já usa o framework Geometric Network da Esri. No entanto, conforme relembra Bosco, os modelos de UN disponibilizados pela Esri, chamados de Essential (mais simples) e Expanded (com mais recursos na modelagem), atendem aos processos “de uma forma generalista”. E é na especialização de cada caso em que entra a atuação da Codex Utilities. 

“Por exemplo, com os modelos de UN, tenho campos básicos para transformador, chaves, alimentadores etc. Mas, cada cliente tem sua especificidade e precisa adicionar campos em cima desses modelos”, pontua Bosco. “Por exemplo, aqui no Brasil, é preciso entregar a BDGD [Base de Dados Geográfica da Distribuidora] todo ano. Para gerá-la, é preciso customizar a base de dados com esse foco”, destaca o especialista. 

Ou seja, a UN é oferece recursos robustos de “ferramenta geral”, mas não pode suprir uma necessidade especialista em cadastro ou desenho de projeto, por exemplo. E essa é a lacuna que o Kaffa EGW, solução de eficiência operacional da Codex Utilities, preenche.  

 

Kaffa EGW potencializa a UN 

Bosco dá mais detalhes de como a UN pode ganhar com a adoção da solução Codex Utilities. “Além de ser uma ferramenta para especializar a UN, o Kaffa EGW também pode ser levado a campo e controlar quem pode criar projetos de orçamentos, seus fluxos, entre outras funções. O Kaffa EGW potencializa a UN, que vira um ‘superbanco de dados’ para nossa solução”, argumenta. 

Outro detalhe é que, junto com a UN, existe uma gama de ferramentas do ArcGIS para análises espaciais e isso também é uma vantagem competitiva, no caso da Esri. Bosco relembra que, “no caso da Geometric Network, só existia relacionamento espacial entre os ativos, enquanto a Utility Network permite, também, um relacionamento lógico, sem a necessidade de estarem fisicamente conectados”.  

Outra inovação é a introdução do recurso de contêineres, que permite colocar muitas informações no mapa sem “poluí-lo” com cada item, com um “controle de visibilidade”. E vale ressaltar também os avanços na tecnologia para desenvolvimento da UN, que passou à arquitetura de 64 bits, dobrando a de 32 bits da Geometric Network e acelerando o processamento. 

“O ArcMap funcionava em 32 bits, com consumo de memória chegando a 3 giga. O ArcGIS Pro é mais arrojado o processamento porque funciona em 64 bits, expandindo a memória e aumentando a velocidade. E por ser via serviço, processamentos em servidor, o que facilita também”, complementa Rubens. 

Além disso, Rubens afirma que a utilização do Kaffa EGW em conjunto com a UN também pode ser uma opção econômica para os clientes. “O Kaffa EGW é a ferramenta de cadastro. Hoje, nos conectamos com o banco de dados, fazemos sua importação para outra plataforma e devolvemos para a Esri sem nenhuma quebra. E uma grande vantagem do Kaffa EGW é não precisar adquirir os usuários nomeados ArcGIS. Ao usar o usuário Kaffa EGW, deixamos o produto mais barato para o cliente”, explica o especialista. 

 

O que a Utility Network pode oferecer às utilities? 

Embora envolvam desafios multidisciplinares, os benefícios da Utility Network são amplos para o setor público e privado no setor de utilities. Tais como: 

  • Eficiência Operacional
    A capacidade de modelar com precisão as redes de infraestrutura de serviços e monitorar ativos em tempo real permite uma operação mais eficiente e reduz custos operacionais. 
  • Tomada de decisões baseada em informações consolidadas
    A UN conta com recursos avançados de analytics. Essa análise avançada de dados e a capacidade de prever cenários permitem que as organizações tomem decisões de negócios mais precisas sobre manutenção, expansão e investimentos. Também são mais eficientes os recursos de compartilhamento dessas análises e de insights. 
  • Melhor atendimento ao cliente
    A Utility Network ajuda as empresas a responderem mais rapidamente a interrupções no fornecimento de serviços e a melhorar o atendimento ao cliente. 
  • Sustentabilidade
    Ao otimizar o uso de recursos e minimizar perdas, a Utility Network contribui diretamente para a sustentabilidade do negócio. 

 

Para saber mais sobre a Utility Network e suas aplicações, entre em contato com nossos especialistas. 

Posts relacionados

Eficiência Operacional Energia

Siga a Codex Utilities nas redes sociais

Saiba das últimas novidades da empresa e confira informações valiosas sobre o universo das utilities com a curadoria especializada da nossa equipe técnica.

Reconhecimentos e Certificações

Parcerias Estratégicas

Esri Partner Network Gold

Download liberado!

Clique no botão abaixo para baixar o material ou acesse o link que enviamos para o seu email.

Caso não veja a mensagem em seu inbox, cheque sua caixa de spam ou de lixo eletrônico e aproveite para adicionar nosso remetente como confiável.

Boa leitura!