A mudança traz mais autonomia e mais agilidade para os clientes da versão 4 do PGR-D 

 

Temos novidades no Portal da Gestão Regulatória da Distribuição (PGR-D) da Codex Utilities. No fim de 2024, disponibilizamos o novo módulo de edição da ferramenta para usuários da versão 4 do PGR-D, uma mudança que traz uma série de benefícios.  

Atualmente, o PGR-D é a única solução que oferece esse recurso dentro do próprio portal de gestão. E a premissa desse módulo de edição é permitir a modificação e o ajuste da base de dados para atender às necessidades de correções para envio regulatório e/ou revisões tarifárias diretamente dentro do PGR-D 

Os próprios usuários poderão efetuar essas ações, inclusive já na entrega da Base de Dados Geográfica da Distribuidora (BDGD) de 2025, segundo adianta o especialista regulatório Fellipe de Oliveira Santos, que aponta um possível aumento de agilidade na entrega da base graças à nova funcionalidade. 

“Essa era uma demanda de todos os clientes. O PGR-D carrega a base a partir da execução do próprio ETL e, mas, eventualmente, é preciso fazer a correção de um campo ou um valor, para poder enviá-la de forma precisa à Aneel. Ajustes assim são comuns e essa mudança deixa a ferramenta nas mãos do cliente, que terá a autonomia de usá-la quando quiser, com um processamento excelente”, revela. 

Fellipe dá alguns exemplos do que se pode realizar com a nova funcionalidade de edição: “O cliente usará a ferramenta dentro do próprio PGR-D, podendo submeter a edição, monitorar o processo de edição, definir quais entidades serão editadas e priorizar essas entidades, em tempo real. E, depois de editar, é possível baixar a entidade e executar o verificador para ver se o erro foi corrigido”. 

Confira a seguir as especificações técnicas referentes ao módulo de edição de base e sua composição, com funcionalidades essenciais para a gestão eficiente e segura da base de dados. 

 

O que o módulo de edição traz? 

 

O novo módulo permite a edição de registros das entidades a partir de uma operação controlada no próprio sistema, sendo possível a realização de inserções, atualizações e exclusões diretamente pelo PGR. Para garantir o controle e rastreamento das operações, cada processo de edição é identificado individualmente.  

 

Novo Módulo de Edição PGR
Detalhe da interface do módulo de edição com as opções de exclusão, inserção e atualização

 

Uma interface dedicada foi criada para a gestão desses processos, na qual o usuário possa iniciar uma edição, acompanhar o status e visualizar um resumo da operação, incluindo o tipo de edição, entidade envolvida, e o número total de registros processados.  

“O principal ganho é dar autonomia ao cliente, que pode editar em tempo real e validar ali mesmo, enfatiza Fellipe. Ele destaca também os principais tipos de correções, que geralmente abarcam os dados dos campos e de energias que estão vazios ou zerados, entre outros. 

 

Veja mais detalhes sobre o novo módulo de edição do PGR-D: 

> Atualizações  

O PGR-D permite que as atualizações sejam realizadas exclusivamente para uma entidade e um único tipo de execução (exclusão, inserção e atualização), conforme a seleção definida pelo usuário.  

> Identificação de Solicitações  

O PGR-D atribui uma identificação única a cada processo de edição, visível na tela para facilitar o acompanhamento individual de cada processo.  

> Acompanhamento de Processos  

O PGR-D possui com uma tela para acompanhamento dos processos, exibindo uma grid com informações detalhadas, incluindo: usuário solicitante, data e hora de criação, empresa, nome do arquivo importado, tipo de operação, entidade, descrição e status final; além de um ícone para detalhamento de cada processo. 

O novo módulo gera uma visão do status de cada processo de edição, detalhando o log das execuções. Uma tela dedicada apresenta as informações detalhadas de cada processo, o que inclui: a entidade envolvida, o usuário solicitante, data e hora de início, data e hora de fim, duração do processamento e o total de operações solicitadas. Tudo isso com a separação entre o total de operações realizadas e não realizadas, e, para os registros não realizados, uma descrição com o motivo de cada erro.  

“A visibilidade da edição realizada foi algo que fizemos questão de ter. É possível ver quem editou, quando editou, o que foi feito e, se houve erro, quais registros deram erros e por quais razões, para facilitar a correção. Isso além de permitir que o usuário possa exportar os registros que deram erro na edição para refazer o arquivo e tentar uma nova edição”, conta Fellipe. 

 

Exemplo de página de erro
Exemplo de página de erro

 

 

Para conhecer mais detalhes sobre o novo módulo de edição, entre em contato conosco. 

 

O que é o PGR?  

O Portal de Gestão Regulatória (PGR) é um produto digital da Codex Utilities para análise regulatória, construído para monitorar continuamente o status da Base de Ativos, apoiando o procedimento de conciliação físico-contábil e gerando os arquivos nos padrões solicitados pelo órgão regulador, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). E o PGR-D é sua versão para as distribuidoras de energia, atualmente em sua versão 4. 

O produto foi desenvolvido utilizando a tecnologia SAP HANA, que fornece agilidade no processamento dos dados, em execuções de processos e detalhamento de resultados, sendo uma aplicação em nuvem. O PGR capacita as empresas a:  

  • Responder de forma mais precisa às demandas regulatórias; 
  • Consolidar o processo de revisão tarifária; 
  • Garantir o cumprimento dos aspectos formais dos comandos regulatórios das Resoluções Normativas; 
  • Reduzir custos de sanções regulatórias; 
  • Melhorar a gestão de ativos; 
  • Acompanhar a evolução da qualidade dos dados. 

 

Saiba mais sobre o PGR aqui e não deixe de acompanhar nossas redes sociais, já que, na semana que vem, iniciaremos uma nova rodada da série “Conheça Nossos Produtos” focada justamente em ferramentas do PGR. Até lá! 

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