O que é Utility Network e como ela vai impactar seu negócio de utilities em breve
A Utility Network (UN) já está aí e muito em breve será uma realidade comum na gestão e operacionalização de diversas empresas públicas e privadas de serviços essenciais. Trata-se de uma abordagem avançada de modelagem dos sistemas de utilities, como redes de energia elétrica, água, saneamento, gás e telecomunicações.Adicione o texto do seu título aqui
A Utility Network oferece um conjunto de ferramentas e estruturas de dados para a gestão e análise eficiente desses sistemas complexos, sendo, cada vez mais, parte fundamental do setor de utilities. Também conhecida por UN, ela permitirá que as organizações gerenciem e otimizem o funcionamento de suas redes de forma mais eficaz, com um novo paradigma de gerenciamento das informações.
“É um modelo de dados voltado às utilities do futuro, um salto tecnológico bem grande”, ressalta Claudio Ruschel, especialista em dados geográficos da Codex Utilities. “Foi pensado para ser um modelo que sustente as empresas desse setor, que têm em comum a prestação de serviços aos usuários por meio de redes, como é o caso das empresas de energia elétrica ou saneamento”, complementa.
Características da Utility Network
A Utility Network abarca várias dimensões de conhecimento, como tecnologia da informação, cadastro e gestão de ativos, dados geográficos e dados contábeis. Veja algumas de suas características principais:
Conectividade avançada
A UN permite a modelagem de relações complexas entre os elementos de uma rede. Isso significa que é possível representar com precisão a maneira como os componentes estão interligados, facilitando a análise de fluxos e impactos.
Infraestrutura de TI robusta
“É como um salto também, com recursos computacionais mais desenvolvidos”, pontua Ruschel, dando como exemplo o branch versioning, ou versionamento ramificado, que evoluiu significativamente o método de versionamento tradicional no banco de dados. “O branch versioning permite que diferentes usuários façam uso da mesma porção geográfica da base de ativos concorrentemente, garantindo a integridade dos dados, uma vez que possibilita a criação de versões a partir de edições distintas, tanto quanto provê recursos para resolução de conflitos”, detalha Jocimar Teixeira, diretor comercial da Codex Utilities.
Análise espacial avançada
A Utility Network incorpora capacidades de análise geoespacial para prover dados de localização, com mapas e imagens reais, roteamento de redes e previsões mais precisas, que ainda facilitam a experiência do usuário.
Modelagem de ativos em tempo real
Ela também permite a representação dinâmica de ativos em tempo real, tornando possível monitorar o status e a localização dos elementos da rede a qualquer hora, em qualquer lugar, o que ainda pode ser interessante para equipes remotas.
Alta qualidade de dados
Problemas de cadastros técnicos são comuns nos modelos antigos e vigentes, por vezes manuais ou feitos no papel. A UN permite a criação de sistemas informatizados altamente capacitados e precisos.
Gerenciamento de versões e histórico
A Utility Network mantém um histórico das alterações na rede, possibilitando o rastreamento de eventos passados e a realização de análises retrospectivas.
Benefícios da Utility Network
Embora envolvam desafios multidisciplinares, os benefícios da Utility Network são amplos para o setor público e privado no setor de utilities. Tais como:
Eficiência Operacional
A capacidade de modelar com precisão as redes de infraestrutura de serviços e monitorar ativos em tempo real permite uma operação mais eficiente e reduz custos operacionais.
Tomada de decisões baseada em informações consolidadas
A UN conta com recursos avançados de analytics. Essa análise avançada de dados e a capacidade de prever cenários permitem que as organizações tomem decisões de negócios mais acertadas sobre manutenção, expansão e investimentos. Também são mais eficientes os recursos de compartilhamento dessas análises e de insights.
Melhor atendimento ao cliente
A Utility Network ajuda as empresas a responderem mais rapidamente a interrupções no fornecimento de serviços e a melhorar o atendimento ao cliente.
Sustentabilidade ambiental
Ao otimizar o uso de recursos e minimizar perdas, a Utility Network contribui diretamente para a sustentabilidade ambiental.
Veja a seguir um modelo de Utility Network, que contempla as redes de estrutura (com linhas, pontos e polígonos, as representações clássicas de dados geográficos) e as redes de domínio, que dão sentido e contexto à informação sobre a estrutura. O domínio mostra que uma linha, na indústria elétrica, poderia ser uma linha de transmissão, enquanto na indústria de saneamento, uma tubulação. Ou seja, a UN pode ser configurada de acordo com o setor e atender com uma única solução a empresas multiutilities.
Outro fator relevante é a inclusão das regras de funcionamento desses sistemas no modelo de dados. Ao serem inseridas diretamente na Utility Network, a aplicação fica mais leve e com sua manutenção simplificada.
O futuro da Utility Network
A Utility Network tem raízes na indústria de serviços públicos e no uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para mapear e gerenciar ativos de utilidade. No entanto, sua evolução recente tem sido marcada pela introdução de tecnologias avançadas de modelagem, análise espacial e integração de dados em tempo real.
Esse mercado continuará a evoluir com o avanço da tecnologia. Espera-se que a integração de dados em tempo real, as análises avançadas e a automação desempenhem um papel cada vez mais importante nesse sentido.
À medida que a demanda por serviços públicos eficientes e sustentáveis continua a crescer, a Utility Network desempenhará uma atuação chave na gestão e operação das redes de utilidade do futuro.
Quer saber mais sobre a Utility Network e outras tendências pra utilities? Baixe nosso ebook.