Está de volta a série que se aprofunda em ferramentas dos produtos Codex Utilities e, desta vez, damos destaque a módulos do PGR
Após uma breve pausa, reiniciamos a série Conheça Nossos Produtos com foco, agora, em nossas soluções regulatórias, como o Portal da Gestão Regulatória (PGR). O PGR é uma suíte de soluções que garantem a excelência nas entregas regulatórias setoriais desenvolvida pela Codex Utilities, tais como a Base de Dados Geográfica da Distribuidora (BDGD) e a Base da Dados das Instalações de Transmissão (BDIT).
O PGR atualmente está em sua quarta versão (PGR-4), com modalidades específicas para distribuidoras (PGR-D) e transmissoras de energia (PGR-T), além de empresas de saneamento (PGR-S).
Neste artigo, apresentaremos uma das funcionalidades do PGR-D, o Módulo de Gestão de Atividades (GEA).
Este módulo é responsável pelo controle e acompanhamento das atividades de correção, ajustes e melhorias dos dados regulatórios e dos processos.
O módulo de Gestão de Atividades (GEA) é responsável pela criação e acompanhamento de atividades de não conformidade e de melhorias. Uma atividade pode estar vinculada a uma inconsistência de verificação, um erro de extração de dados, uma divergência de dados, ou qualquer outro erro de processo.
“O módulo de gestão de atividades traz um painel diferenciado no mercado. Sua intenção é facilitar, de modo que o usuário pode realizar tudo dentro do PGR sem precisar sair da ferramenta nem exportar dados para outra plataforma de organização”, conta o especialista em regulação Fellipe de Oliveira Santos.
Ele compara o módulo GEA a uma ferramenta estilo “planner”. “Nesse módulo, o usuário pode criar as tarefas que são necessárias, usando, como base para essas tarefas, as inconsistências que foram identificadas dentro do próprio verificador. Após a passagem do Verif, ele pode mapear que correções são necessárias, atribuir essas correções como tarefas a determinados usuários e acompanhar essa evolução, desde a criação do card à sua conclusão”, conta Fellipe.
As possibilidades incluem a definição de atribuições, prazos, status, descrições de erro, entre outras informações. Confira abaixo algumas das possíveis ações que este módulo permite.
Criar atividades de inconsistências
O usuário aciona o botão “Adicionar Atividade” disponível em várias telas que possuem registros com inconsistências ou até mesmo na própria tela de ‘Painel de Atividades’. O PGR exibe a tela de cadastro com campos como Responsável, Título da atividade, Descrição, Data Limite de Execução da Tarefa, Prioridade etc.
Acessar o painel de atividades
O painel de atividades das inconsistências da BDGD está disponível no menu de Gestão de Atividades e é composto por colunas que se subdividem em todos os status disponibilizados para as atividades. Como, por exemplo, o que está para ser feito, o que está bloqueado, em andamento, em análise, concluída ou cancelada.
As atividades podem ser criadas por meio da seleção específica dos filtros na tela de “Inconsistências”. Sendo assim, no momento de visualizar/editar as informações da atividade, os filtros informados são salvos na atividade.
Editar e salvar atividades cadastradas
Para editar a atividade cadastrada na tela de inconsistências é necessário clicar sobre a atividade na tela “Painel de Atividades”. Daí, o PGR exibe as informações da atividade preenchidas, tais como “Visualizar Itens Relacionados”, Nome da Atividade, Descrição, Responsável, Prioridade, Status etc.
Além disso, a edição da atividade permite ao usuário alterar os campos do cadastro e, realizar discussões e comentários sobre a execução da atividade, por meio do campo “Discussão”. Ficam registrados o nome da pessoa que comentou, com a data e a discussão. Após incluir o comentário na atividade, o usuário aciona o botão “Salvar” para registrar todas as atualizações realizadas.
Excluir atividades cadastradas
Já para excluir a atividade cadastrada, é necessário clicar sobre a atividade na tela “Painel de Atividades”. Feito isso, o PGR exibe o botão “Deletar”. Quando o usuário aciona o botão o PGR exibe a mensagem de confirmação da exclusão para o usuário.
Fellipe também destaca o Painel de Indicadores. Dentro do GEA, uma atividade pode ser acompanhada por meio de uma tela com gráfico para demostrar os status por responsável e/ou prioridades. “A partir dessa tela, pode-se realizar um controle gerencial para que seja possível demonstrar o quantitativo das atividades no gráfico por responsável, tarefas, status e/ou prioridade”, revela o especialista regulatório.
Por meio dos filtros disponíveis na tela “Indicador das Atividades”, é possível gerar o gráfico de evolução e execução das atividades registradas no painel. É possível filtrar por período, responsável e prioridade.
Os filtros não são de preenchimento obrigatório. Após a seleção dos filtros desejados pelo usuário, o PGR exibe o gráfico informando o total de atividades criadas e o status em que a atividade se encontra.
“Isso permite ter uma visão de gestão. O gestor pode filtrar por responsável e ver quantos cards ele tem atribuídos, em quantos por cento está a tarefa, além de monitorar os andamentos por meio desses gráficos”, detalha Fellipe.
Vale lembrar que a visualização do menu, o acesso e a execução de funcionalidades específicas são configuráveis por meio do Gerenciador de Usuários (Keycloak). Com essa ferramenta, o usuário responsável da Codex Utilities concede acessos e permissões aos usuários da aplicação, utilizando grupos de acesso e a lista de usuários fornecida pela distribuidora.
O Portal de Gestão Regulatória (PGR), é o produto digital da Codex Utilities para análise regulatória, construído para monitorar continuamente o status da Base de Ativos, apoiando o procedimento de conciliação físico-contábil e, no caso do PGR-D, gerando os arquivos da Base de Dados Geográfica da Distribuidora (BDGD) nos padrões solicitados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Além disso, ele também oferece soluções para a entrega da Base de Dados das Instalações de Transmissão (BDIT), caso do PGR-T, e outras entregas regulatórias setoriais, como é o caso do PGR-S, para saneamento.
O produto foi desenvolvido utilizando a tecnologia SAP HANA, que fornece agilidade no processamento dos dados, em execuções de processos e detalhamento de resultados, sendo uma aplicação em nuvem. O PGR, é uma solução que capacita as empresas a:
Veja também:
Módulo de Análises Complementares
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