Nosso diretor de Produtos, Bruno Sousa, esteve no evento e fez um alinhamento com parceiros da Esri sobre as integrações que a Codex Utilities está realizando no Kaffa EGW, que será implantado com UN em 2025
Como relatamos no último post, a Codex Utilities participou da Esri Infrastructure Management & GIS Conference (Esri IMGIS), evento que aconteceu de 22 a 24 de outubro e reuniu parceiros de todo o mundo para falar sobre a gestão de infraestrutura como energia, água, gás e telecomunicações, entre outros setores. E um dos principais destaques da conferência foi a Utility Network (UN).
A Esri é uma das parceiras da Codex Utilities dentro do universo de sistemas geográficos (GIS), funcionando como uma aceleradora na hora da implantação de nossas soluções, sendo compatível, de forma quase nativa, com nossos aplicativos.
Nosso diretor de Produtos, Bruno Sousa, esteve no evento e relata, a seguir, algumas das inovações apresentadas, em especial, as relacionadas a Utility Network, que, em uma definição simples, é um conjunto de ferramentas para a gestão de redes de utilities.
“Quando se fala de utilities, é difícil não falar de Utility Network. E parte das palestras da Esri IMGIS foi dedicada a apresentar boas práticas na sua implantação, discutir quais são seus desafios e algumas ferramentas que ajudam no processo de migração para a UN”, revela Bruno.
Bruno conta que houve uma demonstração da UN com Foundation para Água e Esgoto, com “uma explicação do modelo essencial e o modelo estendido e sobre quando se deve escolher cada modelo.”
“A gente conhece muito o universo de energia, mas falando de UN, a base Foundations tem versões diferentes segmentos, como água & saneamento, transportes e outros. Da mesma forma que o setor de energia elétrica vem avançando em termos UN, rede e modelo padrão, saneamento está no mesmo caminho, com cadastro, traces e outras ferramentas de UN para esse segmento”, revela Bruno.
Nesse sentido, a Esri conta com a Foundation, um modelo-padrão que a Esri oferece para facilitar a implantação de soluções. Ela oferece o Foundation Extended para clientes maiores e o Foundation Essentials, direcionado a empresas menores.
“Cada distribuidora tem um modelo diferente e a cada implantação nova temos que entender a regra de negócio e como os elementos GIS dela interagem.”, pontua Bruno, acrescentando que a existência de um modelo-padrão, como o Foundation, agiliza esse processo.
“Um modelo-padrão nos permite fazer a implantação uma vez só e replicar para os clientes que o utilizarem. Para uma empresa de produto, isso é fantástico. Uma implantação que poderia durar onze meses, pode reduzir esse tempo pela metade”, pondera.
O diretor de Produtos também realizou um alinhamento importante com o time Esri sobre as integrações que a Codex Utilities está trabalhando na suíte Kaffa Espresso Grid Works (Kaffa EGW) com o ArcGIS e Utility Network.
“Apresentamos de forma objetiva os avanços que já fizemos e o que vem pela frente”, relata. “Nossa solução EGW depende muito de dados de GIS. Então, em um evento desses, que mostra tendências e o que outras empresas estão fazendo, é fundamental estar presente. E eu trouxe bastantes insights de lá”, adianta.
Bruno comenta que apresentou as novidades do Kaffa EGW para a Esri. Levou como exemplo de alcance o trabalho realizado no Pará. Para entenderem a extensão, alegaram que o Pará tem o dobro da área do estado do Texas. “Eles ficaram realmente impressionados com o espaço que cobrimos dentro da ferramenta”, comemora Bruno, completando que ficaram “felizes e entusiasmados com o que estamos fazendo aqui no Brasil”.
Além disso, Bruno conta que, durante o alinhamento, detalhou a estratégia de conectar o Kaffa EGW à UN. Atualmente, o Kaffa EGW está com um projeto em andamento na Neoenergia Brasília, que contempla uma solução corporativa com uso em cadastro, leitura de dados e outras funcionalidades. “Estamos implantando UN lá. O Kaffa EGW está se integrando com UN e usando recursos como carga de dados, traces e subnetwork”, explica Bruno.
“O Kaffa EGW com Utility Network será implantado na Neoenergia Brasília em 2025, será o primeiro case combinando nosso produto com este novo framework da Esri. Há uma boa perspectiva para que este projeto seja uma referência não apenas no mercado nacional, mas também fora dele. Temos players importantes na América do Sul acompanhando a evolução dessa iniciativa”, afirma Jocimar Teixeira, diretor de Negócios da Codex Utilities.
© 2024 Codex Utilities. Todos os direitos reservados.
Clique no botão abaixo para baixar o material ou acesse o link que enviamos para o seu email.
Caso não veja a mensagem em seu inbox, cheque sua caixa de spam ou de lixo eletrônico e aproveite para adicionar nosso remetente como confiável.
Boa leitura!
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Entendi" você concorda com a Política de Privacidade do site.