Obtenha mais autonomia, agilidade, integração e escalabilidade com a suíte PGR, que atende a distribuidoras e transmissoras de energia elétrica e a empresas de saneamento

O Portal de Gestão Regulatória (PGR) é a suíte de produtos da Codex Utilities desenvolvida para apoiar as concessionárias de energia elétrica e saneamento em sua responsabilidade regulatória imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

Essa solução foi criada para facilitar a geração da Base de Dados Geográfica da Distribuidora (BDGD), Base de Dados das Instalações de Transmissão (BDIT) e da Base de Remuneração Regulatória (BRR), centralizando todas as configurações necessárias para a extração e transformação dos dados. Portanto, o PGR permite obter os dados dos sistemas técnicos (como o GIS), sistema comercial e ERP, preparando-os para atender às determinações regulatórias. 

Atualmente, são três modalidades: o PGR-D, que atende às distribuidoras de energia; o PGR-T, que apoia às transmissoras de energia; e o PGR-S, criado especificamente para a Sabesp e que deu origem ao produto regulatório de saneamento (saiba mais sobre esse case aqui).

Desenvolvimento e arquitetura

Construído sobre a plataforma SAP HANA, o PGR-D, versão 4, a versão mais atualizada do PGR, oferece uma série de benefícios que elevam a autonomia, a agilidade, a integração e a escalabilidade da gestão da BDGD e BDIT pelas concessionárias de energia elétrica. 

Os clientes do PGR-D têm um servidor de verificação exclusivo e independente do sistema de gerenciamento de dados SAP HANA, o Verif, que consulta e devolve dados ao SAP HANA, porém, sem a necessidade de ser executado dentro dele. No total, são empregados mais de 90 CPUs e 600 Gb de memória para agilizar o tempo de processamento. 

Logo das modalidades do PGR

 

O que se ganha com o PGR?

Regras de Validação Personalizáveis > Flexibilidade para personalizar as regras de validação da BDGD de acordo com as necessidades da concessionária, realidades regulatórias e requisitos específicos, garantindo a conformidade com as normas e otimizando a gestão da BDGD. 

Simulação do Validador da Aneel > O PGR-D incorpora um simulador preciso do validador da Aneel, o NVAL, essencial para garantir a conformidade da BDGD com as normas regulatórias antes do envio oficial. Isso permite que as concessionárias testem e validem seus dados com antecedência, autonomia e execução ilimitada pelo usuário, evitando retrabalho e possíveis sanções. 

Processamento Dinâmico em Memória > A arquitetura em memória do SAP HANA proporciona um processamento instantâneo dos dados, reduzindo drasticamente o tempo necessário para extração, transformação e validação da BDGD. Resultado: insights e tomadas de decisões mais ágeis e respostas mais eficazes às demandas regulatórias. 

Gestão de Atividades Integrada > O PGR-D incorpora um módulo de gestão de atividades que centraliza o controle e otimiza o gerenciamento do processo de BDGD. Em uma única plataforma, os usuários podem acompanhar o progresso das tarefas, gerenciar recursos e resolver gargalos de forma eficiente. 

Integração Simplificada > Sua integração simplificada com outros sistemas empresariais elimina a necessidade de uma base de dados intermediária, facilitando a identificação de erros e otimizando o processo de extração de dados. 

Colaboradora organiza documentos

Outros Destaques 

Execução por entidade: Flexibilidade em executar o processo ETL para determinadas entidades da BDGD, sem precisar rodar o processo completo para conseguir dados específicos, o que acelera sua obtenção. 

Modelo em cloud: A solução em nuvem elimina a necessidade de investir em infraestrutura e licenças adicionais, além de oferecer flexibilidade e escalabilidade, com as concessionárias pagando apenas pelo que usem. 

Suporte para novas funcionalidades: O uso da plataforma HANA garante que o PGR-D se adapte rapidamente às mudanças regulatórias e incorpore novas funcionalidades no futuro, garantindo a longevidade da solução. 

Módulo de Exportação/Importação (PAYLOADER): Responsável pela exportação das entidades no formato exigido pela Aneel, ele garante que os dados estejam prontos para submissão sem necessidade de ajustes manuais do fornecedor. Além disso, ele realiza a importação de modelos de dados e arquivos no sistema, assegurando conformidade com os padrões estabelecidos e facilitando a gestão dos dados regulatórios de forma automatizada e eficiente. 

Saiba mais sobre o PGR aqui.

💡 Vale lembrar que a Codex Utilities conta com amplo conhecimento de negócio reconhecido pelo mercado, graças a seu time especializado. Essa expertise nos permite criar produtos aderentes às necessidades atuais dos clientes e serviços que prezam pela excelência.  

Para saber mais, entre em contato conosco.

Posts relacionados

Siga a Codex Utilities nas redes sociais

Saiba das últimas novidades da empresa e confira informações valiosas sobre o universo das utilities com a curadoria especializada da nossa equipe técnica.

Reconhecimentos e Certificações

Parcerias Estratégicas

Esri Partner Network Gold

Download liberado!

Clique no botão abaixo para baixar o material ou acesse o link que enviamos para o seu email.

Caso não veja a mensagem em seu inbox, cheque sua caixa de spam ou de lixo eletrônico e aproveite para adicionar nosso remetente como confiável.

Boa leitura!